O vidro serigrafado, também conhecido como vidro pintado a quente, é um material que recebe desenhos ou cores por meio de telas de silkscreen com uma tinta especial, cujo conteúdo é fixado no vidro em altíssimas temperaturas – gerando, basicamente, um processo de pintura e têmpera.
Esse processo, que termina em um forno para que a tinta fixe na chapa a quase 600 graus, produz um material resistente a riscos e manchas de gordura em um vidro que também ganha resistência após o processo de têmpera. Essa é uma das desvantagens do produto, afinal, o vidro temperado não pode ser cortado ou modificado.
Vidros refletivos também podem receber serigrafia, contanto que a metalização resista à tempera – proporcionando, dessa forma, ganhos em controle de controle solar e conforto térmico. Em coberturas, escadas, fachadas e guarda-corpos, situações em que o processo exija mais segurança, a serigrafia deve ser efetuada em vidros laminados.
Além de ser uma bela peça decorativa, o serigrafado apresenta propriedades que vão muito além. Em automóveis, age no bloqueio de raios ultravioleta e infravermelho, que reduzem a aderência do material utilizado para a fixação dos vidros. Em fornos micro-ondas, por exemplo, protege a lã térmica que mantém o calor interno. Como as opções de cores e desenho são variáveis, as possibilidades de desenvolvimento e aplicação da serigrafia são muito extensas, com bom aproveitamento em vidros de qualquer tamanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário