A História do Vidro!!!
O vidro foi descoberto por acaso, quando navegadores fenícios faziam fogueira numa praia. A areia e calcário (conchas) se combinavam através de ação da alta temperatura e do fogo escorriam substâncias cristalinas que se solidificavam rapidamente.
Os sírios foram os responsáveis pela técnica do vidro soprado, o que revolucionou a atividade vidreira. Ganhou qualidade, melhorou acabamento, aprimorou a beleza e aumentou a diversidade dos produtos, especialmente os de vidro oco, como frascos e garrafas. Os romanos trataram de difundir a técnica e tiraram dela o melhor proveito mercantil. A fabricação de chapas de vidro era mais complexa e só existia nas casas patrícias e nas igrejas. A fabricação do vidro passou por um grande desenvolvimento durante o Império Romano, no século XIII. No entanto, somente no final do século XVIII a Indústria prosperou, quando por ordem do Rei Luís XIV da França, foi fundada a empresa Saint-Gobain, com a finalidade de produzir espelhos para o Palácio de Versalhes.
Após a Revolução Industrial as indústrias vidreiras passaram por grande transformação na forma de produção e mecanização dos processos para a fabricação de vidros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário